sábado, 12 de dezembro de 2015

Conhecendo nossos músculos - Quadríceps

   Vamos conhecer um pouquinho mais dos nossos músculos? O maior músculo do nosso corpo é o Quadríceps, ou músculo anterior da coxa. O quadríceps é constituído de 4 músculos: reto femural, vasto lateral (lado "de fora" da coxa), vasto medial (lado "de dentro" da coxa) e vasto intermédio (entre os vastos lateral e medial). Os 3 vastos são mais superficiais e o reto femural um pouco mais profundo, localizado abaixo dos vastos, principalmente do vasto intermédio.

     Se considerarmos o músculo que mais atua durante o movimento (como motor primário, ou seja, o que exerce a força para contrair), o quadríceps, como um todo, é responsável pela extensão do joelho e o reto femural (componente do quadríceps) faz a flexão do quadril.

     Para melhor vizualisarmos esse músculo e conseguirmos localizá-lo em nosso corpo, aí vão fotinhos esclarecedoras =D. Alguns movimentos como levantar (quando se está sentado) e chutar são realizados com ajuda do quadríceps.


Músculos como são vistos se "tirarmos" a pele, camada de gordura, etc 

 
Reto femural (localizado "embaixo" dos vastos lateral, medial e intermédio)
   
Vasto lateral (lado esquerdo do desenho)
 Vasto medial (lado direito do desenho)
Vasto intermédio (representado em "rosa" no meio)
   
   
      Os músculos do quadríceps originam-se nos ossos do quadril e do fêmur e fazem sua inserção na patela, através do ligamento da patela, e no osso da tíbia.

Fonte: http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/coxa.htm

Fonte: http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/coxa.htm

 
     Lindo, não é?! Sempre que for realizar qualquer exercício, pergunte ao professor(a) de Educação Física qual(is) o(s) músculo(s) que está(ão) trabalhando para melhor execução do movimento.

     






2 comentários:

  1. Cá querida... o texto tá ótimo... sugiro que vc deixe alguns exemplos de movimentos do dia a dia, para que saibamos o que compromete nossos movimentos quando esses músculos não são trabalhados. bjsss

    ResponderExcluir