quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Conhecendo nosso corpo: NERVO CIÁTICO

     Olá! Finalmente reapareci, né? Mas é que estava difícil parar em frente ao computador. Mas hoje voltei pra falar do maior nervo do corpo e um dos que são mais reclamados: o nervo ciático.


     Este nervo tem início lá na região lombar da coluna, passa pelo quadril e toda parte posterior da coxa e da perna, terminando no dedão do pé. Grande, não? Na coluna, várias ramificações nervosas saem da 4ª vértebra lombar até a 3ª vértebra do sacro e se unem para formar o ciático. 
     A compressão destas ramificações, ainda na coluna vertebral, comumente causada por protusões discais ou hérnias de disco, é uma das causas das dores. Outras causas são o stress (sempre ele), o sedentarismo, passar muito tempo em algumas posições, má postura, entre outras. A dor pode ser localizada (em uma área específica de seu "trajeto" como a lombar, parte posterior da coxa, etc) ou aquela que dizem "doer da lombar até a panturrilha". 
     Exercícios de alongamento ajudam a diminuir a tensão no local e, consequentemente,  aliviam a dor, mas, claro, é muito importante, caso seja uma dor frequente e recorrente, que o médico seja consultado para dar um diagnóstico mais preciso. =D O site Cyberdiet publicou a matéria O ciático te incomoda? sobre dor no ciático com alguns exercícios de alongamento. Clique no link e veja como fazê-los. =D 





    Exercícios de fortalecimento muscular como musculação e Pilates ajudam a manter a musculatura forte e melhoram a postura. Mas deve-se tomar muito cuidado com os problemas de coluna, pois se for algo mais sério, algumas vezes os exercícios podem ser prejudiciais. Consulte seu médico!
    Faça os alongamento ao acordar ou antes de dormir. Faça calmamente, atentamente. Preste atenção no seu corpo, em cada parte que alonga. Conheça-se melhor e cuide de sua saúde!
    Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário