quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Jogos Paralímpicos

     De hoje, dia 29/08, até dia 09/09 serão realizados os Jogos Paralímpicos de Londres, que é a parte dos Jogos Olímpicos na qual participam atletas com deficiência sensorial, intelectual e física. Nesta edição dos Jogos participarão mais de 5 mil atletas de 150 países, incluindo o Brasil! Como essa parte dos Jogos não tem o mesmo destaque das Olimpíadas, vou falar um pouquinho dos Jogos Paralímpicos pra vocês.

     COMO FORAM CRIADOS OS JOGOS PARALÍMPICOS?
      Após a 1ª Guerra Mundial, muitos soldados feridos durante os combates tiveram membros amputados ou perderam parte de seus movimentos. Para ajudar a reabilitação destes cidadãos, o governo inglês, em 1944, convidou o Dr. Ludwig Guttmann (neurologista alemão) para promover um programa de reabilitação aos veteranos de guerra através de práticas esportivas.
     Com o crescimento no número de pacientes, o Dr. Guttmann decidiu fazer, em 1948, um campeonato entre eles para homenagear os combatentes da Guerra e divulgar o trabalho que estava sendo feito. 
   Após a 2ª Guerra Mundial, o esporte passou a ter maior destaque e, em 1960, foi realizada oficialmente a primeira edição dos Jogos Olímpicos para deficientes, após a realização das Olimpíadas em Roma. Deste primeiro evento participaram cerca de 400 atletas de 23 países! Desde então, as Paralimpíadas acontecem duas semanas após os Jogos Olímpicos, sempre nas mesmas instalações e no mesmo local.

     COMO SÃO DIVIDIDOS OS ATLETAS? 
     Para que todos possam concorrer igualmente, os atletas são distribuídos por classes de acordo com seus níveis de habilidade na prática daquele esporte. Os classificadores realizam diversos testes com os atletas, antecipadamente, para poder agrupá-los(as) da melhor maneira, assim, atletas com diferentes deficiências, mas com habilidades práticas semelhantes, podem participar numa mesma categoria. =D Essa classificação, normalmente, é representada pela 1ª letra do nome da modalidade, em inglês, + 1 número que representa o grau da deficiência (quanto menor o número, mais alto o nível da deficiência), por exemplo o S5, na natação, significa Swimming (natação em inglês) e o grau 5 de deficiência.
     
     Categorias de deficiência       
     » Atletas com algum membro amputado
     » Atletas com ferimentos na medula espinhal
     » Atletas com paralisia cerebral
    » Les Autres, atletas com deficiência física que não são incluídos nas categorias acima mencionadas (por exemplo, distrofia muscular)
     » Atletas com deficiência visual.

     QUAIS SÃO AS MODALIDADES PRATICADAS NOS JOGOS?

* Atletismo (corridas, saltos, lançamentos e pentatlo)

* Cilcismo (velódromo, estrada e contra-relógio)

* Futebol de 5 (atletas com deficiência visual)

* Futebol de 7 (atletas paralisados cerebrais)

* Goalball (atletas com deficiência visual que lançam, com as mãos, a bola ao gol)
 

* Hipismo
 

* Judô
 
 

* Remo

* Vela
  
     Ufa! Quantas modalidades, não? Nem todas as modalidades tem atletas brasileiros, mas muitos dos que vão para as Paralimpíadas voltam com medalhas. Para saber detalhes de cada modalidade, acesse o site do Comitê Paralímpico Brasileiro ou clique na modalidade desejada e saiba mais!
    Nesta edição dos Jogos o atleta Daniel Dias, grande medalhista da natação paralímpica brasileira, levará nossa bandeira na Cerimônia de Abertura dos Jogos!
    Vamos apoiar nossos atletas paraolímpicos que sempre nos trazem tantas medalhas e tantas alegrias!


Fontes de consulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário