quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Transtornos alimentares: vamos saber mais?

     Olá, pessoal!

    Caçando assunto no YouTube acabei encontrando este vídeo que fala de transtornos alimentares. Cada dia mais cresce o número de pessoas, principalmente mulheres, que sofrem com esses transtornos. Anorexia, bulimia, compulsão alimentar, entre outros (clique ao lado ou aqui para saber mais sobre cada um dos transtornos) são considerados transtornos alimentares e trazem problemas muito graves à saúde física e mental.
    
     O que muita gente não sabe é que fazer uso de atividades físicas para "compensar" o que foi ingerido "a mais" em alguma ocasião/refeição também pode se encaixar nesses transtornos. Estou falando de pessoas que passam horas na academia pensando em emagrecer, em queimar as calorias consumidas, fazem muitas atividades e consomem poucos alimentos.
    
    Não vou me prolongar no assunto porque, afinal de contas, essa não é minha área, né? Mas deixarei um vídeo pra vocês da entrevista com a Psicóloga clínica, Mariângela Bicudo, que faz parte do PROATA (Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares).
     
      Mesmo que você não sofra com algum desses problemas, assista ao vídeo porque alguém próximo pode estar passando por isso e você pode ajudar identificando os sintomas e encaminhando essa pessoa aos centros de ajuda.




     Se você sofre com um desses problemas ou conhece alguém que sofra ou possa estar sofrendo com isso, procure ajuda! Abaixo estão alguns links interessantes que falam mais sobre cada tipo de transtorno, como identificar, como e onde tratar, etc. Cuidem de sua saúde e atentem para a saúde das pessoas que vocês amam!

PROATA - Unifesp
AMBULIM - Hosp. Clínicas FMUSP
Blog "Se dê conta" (conscientização e prevenção)
Grupo "Sinto muito" (conscientização e prevenção)


Nenhum comentário:

Postar um comentário