Olá!
Primeiramente, FELIZ ANO NOVOOOOOOO! Que 2014 seja cheio de saúde, realizações e muitas coisas boas! Desprenda-se de manias e costumes enraizados, renove seus pensamentos e atitudes para que o ano seja realmente novo!
Mas, pra começar bem, vamos, hoje, falar da síndrome metabólica, a síndrome de Cushing (atendendo ao pedido da Juliana) e o exercício, mas, pra isso, precisamos falar um pouquinho de cada umas dessas síndromes para os que nunca ouviram falar =D
SÍNDROME METABÓLICA
Essa é a síndrome do Século XXI. Com as mudanças no estilo de vida, a obesidade e o sedentarismo são os principais responsáveis pelo surgimento dum conjunto de fatores que levam ao desenvolvimento dessa síndrome. É metabólica porque seus efeitos são percebidos em todo o metabolismo como hipertensão arterial, problemas de colesterol e triglicérides, resistência à insulina, intolerância à glicose e obesidade (todas condições que levam a sérios riscos de doenças cardíacas).
Para saber mais, clique aqui.
Para saber mais, clique aqui.
SÍNDROME DE CUSHING
Essa já é menos comum que a metabólica e é causada pelo aumento da quantidade do hormônio cortisol no organismo. Esse aumento pode ocorrer pela produção exagerada pelo próprio organismo (normalmente por causa de alterações nas glândulas adrenal e/ou hipófise ou pelo consumo do mesmo (os conhecidos corticoides) por longo período (em medicamentos para o tratamento de outras patologias como asma, patologias autoimune como Lúpus, por exemplo, entre outras). Os sintomas são aumento de peso (com a gordura mais localizada no abdômen, pescoço e rosto), diminuição de massa e força muscular, insônia, cansaço excessivo, entre outros.
Para saber mais, clique aqui.
Para saber mais, clique aqui.
COMO O EXERCÍCIO PODE AJUDAR A MELHORAR OS SINTOMAS?

Já a Síndrome de Cushing é um pouco mais complicada, por envolver o uso de medicamentos que, normalmente, são usados para o controle de outras patologias e não podem ser retirados dos pacientes. Mas, não é por isso que não se pode melhorar os sintomas e ajudar a controla-los. ;o)

Os exercícios com peso, a famosa musculação, ajuda e MUITO no controle da perda de massa e força muscular. A musculação é importantíssima para a manutenção e/ou ganho de massa muscular e força, diminuindo, assim, os sintomas das Síndromes de Cushing e metabólica além de aumentar o metabolismo de repouso (quanto mais músculos você tem ou mais fortes eles estejam, maior é o consumo de energia do nosso corpo para mantê-los ativos =D ). Mas, mulheres, não temam! Só fica musculosa quem quer, viram? Não é só simplesmente fazendo musculação que os músculos crescem tanto =)
Portanto, kiridos e kiridas, COMAM MELHOR e SE MEXAM MAIS! Troque o elevador pelas escadas, mude sua alimentação, coma mais vezes e em menores quantidades! Hábitos saudáveis levam a uma vida saudável! Mas, LEMBREM-SE: procure um(a) profissional de Educação Física para orienta-lo(a) quanto aos melhores exercícios para sua condição e um(a) nutricionista para ajuda-lo(a) com sua alimentação.
![]() |
Fonte: Aula da Profa. Mestra Desire Coelho |
PAULI, J. Rodrigo et al. Glicocorticóides e síndrome metabólica: aspectos favoráveis do exercício físico nesta patofisiologia. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp. 217-228. ISSN 1645-0523.