quinta-feira, 19 de julho de 2012

Caminhada, um ótimo jeito de sair do sedentarismo e um aliado na perda de peso

    Olá, pessoal! Comprova-se, dia a dia, que a atividade física é essencial para manutenção da saúde, então, se você é sedentário(a), que tal começar com uma atividade simples, leve e prazerosa? A caminhada! Seu objetivo pode ser emagrecer, preparar-se para participar de provas de corrida de rua, manter a saúde, recuperar ou melhorar sua condição cardiorrespiratória... A caminhada é uma ótima aliada para todos eles! 


    Para quem é sedentário(a), caminhar é um excelente início na atividade física, pois é um tipo de atividade que pode ser realizada por período mais prolongado de tempo (igual ou superior a 30 minutos) e dificilmente causa lesões em músculos, tendões, articulações e pode ser praticada diariamente. Claro que cada objetivo pede um programa diferente de exercício, mas, começar é o mais importante.

     Para quem quer manter a saúde, caminhar todos os dias, ou em dias alternados, em velocidade leve a moderada (leve seria uma caminha tranquila, sem exigir esforço físico maior e a moderada exige um pouquinho mais de esforço, é um pouco mais rápida), traz benefícios ao coração e aos pulmões. Depois de um tempo de prática, coração e pulmões serão capazes de trabalhar mais com menor esforço, ajudando na circulação sanguínea e do oxigênio para todo o corpo e, consequentemente, no controle da pressão arterial também.
     Para quem quer começar a participar das corridas de rua ou simplesmente correr, inicia-se com um programa de caminhada progressivo, ou seja, começando com a caminhada até evoluir para a corrida. Mas, para estes casos, em específico, são essenciais os exercícios de musculação para manter a força e resistência de músculos e articulações e evitar possíveis lesões causadas pelo impacto da corrida e o acompanhamento de um(a) professor(a) de Educação Física.
     Se seu objetivo é perder peso, inicie com caminhadas diárias de 15 minutos, em velocidade leve a moderada. A cada semana, aumente a duração da caminhada. Aumente 5 ou 10 minutos por semana até conseguir caminhar, no mínimo, por 30 minutos e, se possível, por uma hora. Faça isso somente se caminhar em determinada velocidade por determinado período de tempo estiver confortável. Quanto maior a duração do exercício, mais o corpo vai em busca da gordura armazenada no seu corpo para usá-la como fonte de energia. Não é necessário correr! Quando já estiver caminhando por uma hora diariamente, ou em dias alternados, aumente a velocidade da caminhada aos poucos, assim aumentará, também, a quantidade de calorias a serem gastas. =D

 NÃO ESQUEÇA!
* Vista roupas confortáveis e calçados adequados e confortáveis (que não precisam custar uma fortuna);
* Alimente-se bem e de forma saudável para potencializar seus resultados;
* Procure caminhar nos períodos de menos sol no calor, antes das 10 da manhã e após as 17 horas. No frio, vista-se com roupas mais quentes, mas não muito, pois o corpo precisa liberar o calor (suor) produzido e, quanto mais roupa, maior será a dificuldade para fazer evaporar esse calor. 
* Hidrate-se sempre! Torne sua garrafinha ou squeeze companheiros inseparáveis.
* Alongue-se antes e depois do exercício.

  Vamos lá! CORAGEM! =D Sua saúde agradece!

   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário