quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Conhecendo nossos músculos: posterior de coxa e panturrilhas

     Olá, pessoal!
   Como o post "Conhecendo nossos músculos" falando sobre os músculos da coxa, o quadríceps, foi muito MUITO visto, estou dando continuidade, agora, mostrando os músculos da parte posterior da coxa e da panturrilha, ou a famosa "batata da perna" hehe.
     Os músculos que ficam na parte de trás da coxa são chamados ÍSQUIOTIBIAIS e são formados por 3 músculos: bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo, apresentados na figura abaixo.
Fonte:Aula de Anatomia - Coxa

     Eles todos juntos são vistos, sem a pele e a camada de gordura, assim:


Fonte: Geocities




      Claro que a coxa tem mais diversos músculos, tanto em sua parte mais superficial como músculos bem profundos, pequenininhos, que nem sabemos que temos até doerem ou darem problema hehe. Vou mostrar os principais pra vocês em outras postagens, ok? Mostrarei os músculos superficiais que são aqueles que mais facilmente ouvimos falar, a partir daí, quem se interessar pelo assunto, pode estudar os mais profundos. =D

     As panturrilhas, ou "batatas das pernas", são constituídas pelos músculos gastrocnemio e sóleo. Estes músculos, juntos, são chamados de tríceps sural. O gastrocnemio é o mais superficial, aquele que quase podemos ver, ou conseguimos ver, quando fazemos o movimento de ficarmos na ponta do pé, sabem? Esse músculo é dividido em duas partes (medial, que fica pra dentro e lateral, que fica pra fora) que se unem ao famoso "tendão de Aquiles" chamado tendão calcâneo. Aí estão eles:

Fonte: Aula de Anatomia
 
     Por baixo do gastrocnemio tem o sóleo. É o músculo que também termina no tendão calcâneo, junto ao tendão do gastrocnemio e, por isso, auxilia o gastrocnemio no movimento de flexão plantar ou de ponta do =D

Fonte: Aula de Anatomia


     Eles juntos formam  o tríceps sural ou panturrilhas, gêmeos, batatas da perna...

Fonte: Geocities
      Além dos músculos das panturrilhas temos os da parte anterior (da frente) da perna e os laterais e mediais, mas mostro eles pra vocês mais pra frente =D.
     
     É muito importante conhecer os principais músculos do nosso corpo! Para quando formos ao médico, sabermos explicar onde e o que dói, entender o que ele diz. Quando formos à academia, saber qual músculo está sendo trabalhado e se está realizando o exercício de forma correta, "sentindo" o que é pra "sentir". Enfim, conhecer nosso corpo!
     Espero que tenham gostado! Até a próxima! 







































































































































































4 comentários: