quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"Ahhhhh, tenho que fazer aeróbio?"

     Oi, genteeeeeeeeee (já diria Eli Corrêa)! Quanto tempo, não? 

     Tenho ouvido muito dos alunos e alunasna academia algumas frases como?
    - "Precisa mesmo fazer aeróbio?"
    - "Aeróbio é muito chato!"
    - "Detesto esteira!"
   Então, vou confessar uma coisa pra vocês: eu também detesto fazer esteira, transport, bicicleta! Hehe! Mas descobri algumas atividades aeróbias que gosto como nadar, aula de Zumba e jump (o mini trampolim).

    Antes de começarmos a falar sobre o assunto, vou deixar vocês se divertirem com um vídeo SEN-SA-CIONAL do Fábio Porchat falando de correr na esteira (tem palavrões, hein, gente!).


     Muuuuuito bom, não é!? Me sintia muito assim! Haha! Maaaaaas, vamos ao que interessa!

  Os exercícios aeróbios são extremamente importantes para nossa saúde e pro processo de emagrecimento. São eles que fazem com que nosso coração bombeie mais sangue para todo o corpo, deixam as veias e artérias mais largas, facilitando a passagem do sangue, evitando entupimento, ajudam a melhorar o sistema respiratório, entre tantas outros benefícios. 
     Para os que querem ou precisam emagrecer, esse exercícios (aeróbios) são fundamentais, pois são eles que, falando de maneira bem simplicada, fazem com que a gordura estocada seja usada como fonte de energia, ajudando a "quimá-la" e, consequentemente, diminuir seu estoque no corpo.


     Mas, como fazer com que os exercícios aeróbios sejam menos chatos, torturantes, sofridos? Ahhhh, existem várias maneiras de incluí-los na sua rotina de exercícios de um jeito mais agradável, querem ver? Entram na categoria dos aeróbios, além dos clássicos esteira, transport e bicicleta ergométrica, as aulas de ginástica como dança, Zumba, jump, lutas, pular corda, natação, patinação e outros esportes. Quantas opções, não? 


    Primeiro você precisa experimentar algumas delas para saber qual mais te agrada. A atividade física, seja ela qual for, precisa, antes de tudo, ser prazerosa para não ser torturante. Divirta-se, sem perder o foco da atividade, deixe os seus problemas pra depois, limpe sua mente, solte seu corpo, gaste sua energia! Quanto mais prazerosa a atividade, menor a possibilidade de desistir. Além de tuuuuudo isso, praticar uma atividade com prazer ajuda a deixar as outras atividades essenciais (como, por exemplo, a musculação para quem não gosta) menos difíceis .
                                                                                                                                                                  
                         
    
     Mas, se nenhuma das opções acima te agradou, pois você é daqueles que só faz qualquer atividade física por obrigação e motivos de saúde, ainda assim há salvação! Converse com seu professor da academia e explique pra ele que você não gosta de fazer esteira, por exemplo, mas que precisa fazer, então gostaria que ele te ajudasse a incluí-la no seu treino de maneira menos "sofrida". 
     Uma das formas de fazer isso é um treino de CIRCUITO, por exemplo, ou seja, combinar exercícios resistidos e aeróbios. Por exemplo, fazer 3 séries de 2 exercícios combinados (como agachamento e supino, por exemplo) e, em seguida, fazer 5 minutos de transport. Se forem 5 combinações de 2 exercícios, ao final do treino, você terá feito 25 minutos de aeróbio quase sem perceber! Afinal, convenhamos, é mais fácil olhar pro cronômetro e ver 5 minutos do que 30, não é? 

     A intensidade, o tempo e o tipo de exercício a ser combinado deve ser definido pelo professor juntamente com você. É o professor que melhor adequa o treino às suas necessidades. Converse SEMPRE com ele e use o frequencímetro para acompanhar seus batimentos cardíacos. Não desista da sua saúde! 

     Se você já passou ou passa por alguma experiência assim, não gosta de fazer o aeróbio ou mudou seu treino, faz outra atividade e está mais satisfeito? Conte-me sua experiência para dividirmos nossas aflições! 

    Bons treinos e até o próximo post!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário