quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Quando você beijou o espelho pela última vez?

     OIE! Você já parou pra pensar quando foi a última vez que você olhou no espelho e se achou bonito/bonita? Quando se fez um elogio? Quando se sentiu confiante com seu corpo e sua imagem? Faz tempo? Tanto tempo que nem lembra?Pois é... Já viu o que faz um bebê quando colocado em frente à um espelho? 




   Viu? Eles sempre gostam do que descobrem e, frequentemente, beijam sua própria imagem. Quando será que nós paramos de fazer isso? Quando, como e por que deixamos de gostar de nossa própria imagem? Muito provavelmente não sabemos quando, mas como e por que não é difícil de descobrir.

Busca feita no Google com as palavras "corpo bonito"

Busca feita no Google com as palavras "corpo perfeito"
     Vemos, por todos os lados e meios de comunicação, mensagens (diretas ou não) que tentam, a todo momento, nos convencer de que devemos ter corpos perfeitos. E o que é um corpo perfeito? É aquele que VOCÊ NUNCA VAI ENCONTRAR EM OUTRA PESSOA. Isso mesmo! O seu corpo é SEU e o corpo da moça da capa da revista é dela! O da Gisele Büdchen é dela, o da Sabrina Sato é dela, das blogueiras fitness são delas! Ou seja, não adianta você querer se parecer com uma ou outra pessoa. O importante é estar satisfeita com o seu próprio corpo. Claaaaaaro que sempre podemos querer melhorar aqui, mudar um pouco ali, algumas coisas que não nos agradam, mas o que não está certo é achar que nada está bom e que sua felicidade só seria completa se seu corpo fosse como o da capa da revista.
    
    Agora pense como toda essa ênfase no "corpo perfeito" pode influenciar as crianças. Você deve conhecer alguma criança que diz que não pode comer tal coisa porque "engorda", ou que "está gorda" ou "magra demais", que acha o cabelo ou alguma parte do corpo feio? E elas estão fazendo esses comentários cada vez mais cedo!  

   


    E o que NÓS temos feito para evitar que isso aconteça? Complicado, né? A baixa autoestima e a insatisfação com a própria imagem pode acarretar muitos problemas de saúde para meninos e meninas (e em adolescentes e adultos também!) como depressão, isolamento social e transtornos alimentares. No vídeo abaixo, Meaghan Ramsey (uma das organizadoras do Projeto Dove de Autoestima) faz uma bela reflexão sobre esse tema. Vale suuuuuuuper a pena assistir! Se não aparecer a legenda em português, logo abaixo do vídeo, no Youtube, tem a opção de colocar a legenda no idioma que você preferir. 

 

    Não esquece de deixar seu comentário sobre o assunto, tá?!

    Até maaaaaaaaaaaais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário