sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dor durante ou após o treino? Ela nem sempre é "normal"

     Olááááá!

     No post de hoje falarei sobre dor. Você deve estar pensando em qualquer dor que você sente durante ou depois do treino. Certo. Mas tem dores "normais" e outras que não podem acontecer. Como assim? Vou explicar...

     Alguns exercícios, se realizados, por muito tempo, com a técnica incorreta, podem causar lesão em músculos, tendões e, principalmente, cartilagens e articulações. Mas, como saber se isso está acontecendo? Teoooooooricamente é fácil, mas precisa ter um bom conhecimento do seu próprio corpo. Ah, sim, mas, como? Hehe Vamos lá... Primeiramente, em qualquer exercício que vá realizar, pergunte ao(a) seu(sua) professor(a) qual(is) músculo(s) aquele exercício irá trabalhar e qual o movimento correto a se fazer. Depois disso, sempre que for executar os exercícios, preste muita atenção em seus músculos se movendo, sua postura, respiração. Muita coisa? Sim! Faça uma coisa de cada vez! Quando conseguir ficar na postura correta naturalmente, comece a pensar nos músculos trabalhando, perceba-os mexendo, uma leve queimação pelo esforço. Mas pra que tudo isso? Fácil! Quando você conhece melhor seu corpo, treina melhor e as chances de se machucar diminuem.

     Mas, se por acaso, você sentir QUALQUER desconforto durante ou depois da realização do seu treino, informe seu(sua) professor(a), pois isso pode indicar algum problema na execução de um ou mais exercícios. Aí o(a) professor(a) vai verificar se postura e técnica estão corretas e, se estiverem, averiguar possíveis patologias não informadas previamente, ou, se não estiverem, corrigí-las e tentar minimizar essa dor e potencializar o exercício.

     Ouvi, de alguns alunos, que tinham vergonha de dizer que estavam sentindo dores porque achavam que era normal do exercício. Mas nem toda dor é "normal". Dores MUSCULARES são comuns, mas dores nas articulações, aquelas que parecem doer "no osso" ou dores prolongadas NÃO. Se a execução está correta, há algo mais que não está de acordo que pode deixá-lo(a) com lesões sérias, interrompendo seu treinamento ou, ainda pior, deixando-o(a) com dificuldades em realizar atividades básicas da vida diária como subir escadas, carregar uma bolsa ou mochila, etc. 

     Não deixe de informar o(a) professor(a) sobre dores que já sente, dores durante e após o treino, problemas de postura, articulares ou qualquer outra patologia prévia para que seu treino seja o mais adequado possível e possa melhorar sua saúde e não deixá-lo(a) com problemas sérios. Treine com segurança! Conheça seu corpo! A ótima execução do exercício traz resultados melhores do que realizá-lo com muita carga. Peça ajuda ao(a) professor(a) SEMPRE! Nós estudamos para poder sanar suas dúvidas, ajudá-lo(a) a melhorar sua saúde e preparar seu corpo para uma melhor qualidade de vida! Consulte-nos! =D

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Avaliações médica e física

    Olá! =D Pessoal, hoje vou falar sobre a importância das avaliações médica e física para iniciar qualquer atividade física.


    Avaliação médica pode ser, desde um simples atestado do(a) médico(a) dizendo que você está apto(a) a praticar determinada atividade, até exames mais complexos que atestem sua condição de saúde. Se sua academia, escola de esporte, etc., só pede um atestado simples, informe para o(a) médico(a), na consulta, qual atividade você irá começar porque, algumas delas, exigem maior esforço e pedem exames complementares.
     A avaliação física, comumente, é feita na própria academia ou local em que será realizada a atividade e consiste de alguns testes (flexibilidade, abdominais, entre outros), verificar pressão arterial antes e depois de esforço, medidas corporais e percentual de gordura no corpo. Alguns locais podem adotar prodecimentos diferenciados na avaliação física, cada um adequeando anamnese, testes e medidas de acordo com a atividade da qual participará.
     
     Independente de sua idade e aparente condição de saúde, é NECESSÁRIA a avaliação médica para iniciar uma atividade. Médicos(as) emitem atestados de aptidão para prática de atividade com facilidade e, muitas vezes, com pouca averiguação das reais condições de saúde do paciente. Você tem que exigir que ele(a) examine cuidadosamente seu histórico de doenças, lesões, cirurgias e histórico familiar também. Certifique-se de que realmente está apto(a) a praticar aquela atividade.
     Depois de uma certa idade são exigidos alguns exames mais específicos como teste ergométrico, eletrocardiograma, entre outros, para garantir que você estará seguro(a) ao realizar sua atividade ou, até mesmo, para que esta atividade possa ser adaptada, se for o caso. Faça todos os exames solicitados e leve-os ao local no qual praticará a atividade, entregue ao(a) professor(a) responsável.

   A avaliação física é importante pra que você possa saber quais suas medidas corporais, condição física e para comparar resultados após algum tempo. Algumas vezes pode, até mesmo, identificar possíveis problemas e encaminhá-lo(a) ao médico. A avaliação médica, sem dúvida, é ainda mais importante e indispensável.
    Não brinque com sua saúde. Aproveite sua atividade física da melhor maneira possível, afinal, ela deve ser feita para melhorar sua qualidade de vida e não colocar sua saúde em risco. =D

   

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Reciclagem nas academias

   Olá! Pessoal, hoje vou falar de reciclagem. E aí voce está se perguntando: "E o que isso tem a ver com saúde e atividade física?". Muita coisa! Primeiro que reciclar diminui a quantidade de lixo do planeta, diminuindo os gases tóxicos lançados na atmosfera e preservando nossa saúde. Outra vantagem é que estes produtos voltam como matéria prima para as indústrias e podem gerar novos produtos que, produzidos em larga escala, diminuem os custos de venda. 

      Resolvi falar desse assunto porque, em muitas academias, não há política de reciclagem, ou seja, tudo que é jogado no lixo vira lixo meeeesmo. Vários espaços que promovem atividade física também vendem bebidas, alimentos e outros produtos que, em sua maior parte, podem ser reciclados. Garrafinhas de água, embalagens plásticas de luvas, camisetas, calças, lanches, etc. Sem contar o lixo gerado pelos professores e professoras que consomem alimentos e bebidas também. Papel, plástico, metal e vidro são materiais recicláveis (clique em cada item para saber o que pode ser reciclado e como). Em alguns supermercados há coleta de reciclagem, em São Paulo. Verifique os postos de coleta em sua cidade. Clique para ver os Ecopontos ou pontos de coleta de São Paulo.


    E como podemos fazer para ajudar? Se você é dono de academia, coloque 2 cestos de lixo em cada local, sendo um para lixo orgânico e outro pros recicláveis. Coloque cartazes com incentivo à reciclagem, informando quais os tipos de materiais que podem efetivamente ser reciclados e levem os resíduos sólidos recicláveis a um dos vários postos de coleta espalhados pela sua cidade. Se voce é aluno(a), fale com o(a)  coordenador(a) ou dono(a) da academia e pergunte se há como separar os materiais recicláveis e informe-o(a) sobre o processo, caso não saiba. Separe o lixo na sua casa também! Afinal de contas, se a academia cuida da sua saúde, pode também cuidar da saúde do planeta e você pode ajudar, e muito!