quinta-feira, 22 de março de 2012

A importância de manter-se fisicamente ativo(a)

Olá, pessoal! A Folha de São Paulo publicou duas matérias, entre tantas, sobre os benefícios da atividade física que me chamaram a atenção.
A primeira que li, de 15/03/12, fala sobre a caminhada. O estudo foi apresentado na conferência sobre nutrição, atividade física e metabolismo (EPI/NPAM, na sigla em inglês), organizada pela AHA (Associação Americana do Coração) reunida na semana de 15 de março, em San Diego, Califórnia. Os pesquisadores afirmam que caminhar por uma hora, em ritmo constante, todos os dias, reduz pela metade os efeitos da obesidade. Já as pessoas que passavam mais de 4 horas por dia assistindo TV, aumentaram as chances de se tornarem obesas.
Em outra matéria, de 08/03/12, foi apresentado um estudo que mostra que aquelas pessoas consideradas muito acima do peso, quando praticavam atividade física regularmente, mesmo não perdendo peso, diminuiam os riscos de terem doenças cardiovasculares (aquelas associadas ao coração) e crônicas (como pressão alta, triglicérides alto e diabetes, por exemplo). Ou seja, mais importante do que perder peso é manter-se ativo(a) para evitar doenças crônicas que se agravam com o tempo e causam problemas muito maiores à saúde.

Quem quiser ler, na íntegra, as matérias, clique nos links abaixo:

 Caminhar uma hora por dia reduz fator genético da obesidade
 Malhar reduz risco cardíaco para gordinhos fisicamente ativos

Vamos nos exercitar, galera!

Folha de São Paulo - 08/03/12 - Caderno Equilíbrio e Saúde - "Malhar redduz risco cardíaco para gordinhos fisicamente ativos - Reinaldo José Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário