quarta-feira, 28 de março de 2012

"Levantar peso" faz bem para a saúde!

É, pessoal, pra quem pensa ou pensava que "levantar peso" era só pra ficar "forte", engana-se. Com exercícios de musculação nosso corpo tem diversos benefícios, entre eles, diminuição dos sintomas da TPM, melhora do humor, melhora de dores articulares, diminuição dos efeitos da osteoporose, etc. 
Quando nos exercitamos (aí vale pra qualquer exercício, não só a musculação), nosso corpo libera uma substância chamada "endorfina" que dá uma sensação de bem-estar, ou seja, nos sentimos mais dispostos(as), mais animados(as). Atenuam-se, também, os sintomas da TPM como cólicas, inchaço (retenção de líquidos) e o tão temido e comum mau-humor.
Além disso, exercícios com peso provocam um certo "impacto" nos ossos e músculos. Esse "impacto" soa como um "alarme" pro nosso corpo que "avisa" aos ossos que eles precisarão aumentar de espessura para não se quebrarem. Para que este impacto não quebre o osso ele vai ficando mais grosso, mais forte e, com isso, aquelas pessoas que sofrem com a osteoporose, podem recuperar sua vida normal, sentindo pouca ou nenhuma dor, deixando seus ossos mais fortes e protegidos.
Nas articulações, tomados os devidos cuidados para cada caso específico, a musculação, promovendo o fortalecimento dos músculos, protege as articulações do impacto, amortecem esse impacto e, consequentemente, diminuem a dor articular.
Claro que tudo isso SEMPRE sob supervisão de um(a) Professor(a) de Educação Física para orientar cada caso. Quem tem ou teve qualquer lesão, passou por cirurgia ou tem qualquer alteração clínica, deve comunicar o(a) Professor(a) que irá adequar os exercícios para o seu objetivo, cuidando do seu caso específico.
Exercitar-se com sobrecarga aumenta a força e isso não é, necessariamente, ficar musculoso(a). Ter ossos e músculos mais fortes nos ajuda em situações comuns do dia-a-dia como carregar sacolas por maior tempo sem ficarmos tão cansados(as), carregar peso sem danificar a coluna, subir e descer escadas sem sentir dores nos joelhos, etc.
Não deixe de se exercitar! Sua saúde agradece =D

2 comentários:

  1. Camila,muita legal a dica e os benefícios que a musculação traz,vou falar para as meninas do trabalho entrarem no blog, tenho certeza que elas vão tirar todas as dúvidas...E nosso corpo agradece.
    Beijocas
    Cris

    ResponderExcluir