quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cuidado com os "remedinhos" contra dor muscular

    Olá, pessoal! Hoje vou falar um pouquinho daqueles famosos remedinhos que algumas pessoas tomam para acabar com a dor muscular pós-treino.
    
    Quando praticamos alguma atividade física que requer movimentos mais intensos dos músculos (ex. caminhar ou pedalar por muito tempo), atividades novas (ex. escalar pela 1ª vez) ou com sobrecarga (ex. musculação), eles (os músculos) sofrem algumas pequenas rupturas. Estas rupturas são normais, ocorrem porque os músculos realizaram um trabalho além do que ele estava acostumado, sofrem pequenos "rasgos" e inflamam. Aí a dor aparece. Essa inflamação também é normal e é necessária para que sejam ativadas as defesas do nosso corpo, recuperar essa musculatura e, assim, ganharmos força, resistência e poder aumentar o tamanho dos músculos.

    Quando essa dor é muito intensa, algumas pessoas optam por tomar os antiinflamatórios ou analgésicos e relaxantes musculares. Sim, a dor, na maior parte das vezes, diminui ou desaparece, mas isto não significa que a inflamação desapareceu. A dor pode estar "mascarada", o músculo ainda não estar recuperado. Imagine, então,  que, não sentindo dor, você volta a treinar aquela mesma musculatura. Ela vai se romper mais, inflamar mais e você não vai perceber imediatamente, pois está sob efeito do remédio. Isto pode causar uma inflamação muito mais séria, ou, pior, machucar de verdade seu músculo, causar um estiramento.Podemos sentir essa dor muscular no mesmo dia, quando o corpo "esfria", no dia seguinte e, com maior intensidade, no 2º dia após o treinamento.

    Genteeee, isso é um perigoooo! Se você estiver com muita dor em determinada musculatura, treine mais leve ou deixe aquele(s) músculo(s) descansar até a dor diminuir consideravelmente para voltar a treinar. Estudos comprovam que receber uma massagem relaxante até uma hora depois do treino ajuda e muito a melhorar essa sensação de dor pós-treino. Se tiver alguém que possa fazer isso por você, ÓTIMO! 

    Importante é lembrar que remédio só pode ser prescrito por médicos e a auto-prescrição é extremamente perigosa. Procure seu(sua) professor(a) de Educação Física e conte o que está sentindo para que ele(a) possa verificar se não há nada no treino que deve ser modificado para melhorar seu rendimento e diminuir essa dor intensa. =D

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário