quarta-feira, 6 de junho de 2012

Reciclagem nas academias

   Olá! Pessoal, hoje vou falar de reciclagem. E aí voce está se perguntando: "E o que isso tem a ver com saúde e atividade física?". Muita coisa! Primeiro que reciclar diminui a quantidade de lixo do planeta, diminuindo os gases tóxicos lançados na atmosfera e preservando nossa saúde. Outra vantagem é que estes produtos voltam como matéria prima para as indústrias e podem gerar novos produtos que, produzidos em larga escala, diminuem os custos de venda. 

      Resolvi falar desse assunto porque, em muitas academias, não há política de reciclagem, ou seja, tudo que é jogado no lixo vira lixo meeeesmo. Vários espaços que promovem atividade física também vendem bebidas, alimentos e outros produtos que, em sua maior parte, podem ser reciclados. Garrafinhas de água, embalagens plásticas de luvas, camisetas, calças, lanches, etc. Sem contar o lixo gerado pelos professores e professoras que consomem alimentos e bebidas também. Papel, plástico, metal e vidro são materiais recicláveis (clique em cada item para saber o que pode ser reciclado e como). Em alguns supermercados há coleta de reciclagem, em São Paulo. Verifique os postos de coleta em sua cidade. Clique para ver os Ecopontos ou pontos de coleta de São Paulo.


    E como podemos fazer para ajudar? Se você é dono de academia, coloque 2 cestos de lixo em cada local, sendo um para lixo orgânico e outro pros recicláveis. Coloque cartazes com incentivo à reciclagem, informando quais os tipos de materiais que podem efetivamente ser reciclados e levem os resíduos sólidos recicláveis a um dos vários postos de coleta espalhados pela sua cidade. Se voce é aluno(a), fale com o(a)  coordenador(a) ou dono(a) da academia e pergunte se há como separar os materiais recicláveis e informe-o(a) sobre o processo, caso não saiba. Separe o lixo na sua casa também! Afinal de contas, se a academia cuida da sua saúde, pode também cuidar da saúde do planeta e você pode ajudar, e muito!

  
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário