sexta-feira, 15 de junho de 2012

Avaliações médica e física

    Olá! =D Pessoal, hoje vou falar sobre a importância das avaliações médica e física para iniciar qualquer atividade física.


    Avaliação médica pode ser, desde um simples atestado do(a) médico(a) dizendo que você está apto(a) a praticar determinada atividade, até exames mais complexos que atestem sua condição de saúde. Se sua academia, escola de esporte, etc., só pede um atestado simples, informe para o(a) médico(a), na consulta, qual atividade você irá começar porque, algumas delas, exigem maior esforço e pedem exames complementares.
     A avaliação física, comumente, é feita na própria academia ou local em que será realizada a atividade e consiste de alguns testes (flexibilidade, abdominais, entre outros), verificar pressão arterial antes e depois de esforço, medidas corporais e percentual de gordura no corpo. Alguns locais podem adotar prodecimentos diferenciados na avaliação física, cada um adequeando anamnese, testes e medidas de acordo com a atividade da qual participará.
     
     Independente de sua idade e aparente condição de saúde, é NECESSÁRIA a avaliação médica para iniciar uma atividade. Médicos(as) emitem atestados de aptidão para prática de atividade com facilidade e, muitas vezes, com pouca averiguação das reais condições de saúde do paciente. Você tem que exigir que ele(a) examine cuidadosamente seu histórico de doenças, lesões, cirurgias e histórico familiar também. Certifique-se de que realmente está apto(a) a praticar aquela atividade.
     Depois de uma certa idade são exigidos alguns exames mais específicos como teste ergométrico, eletrocardiograma, entre outros, para garantir que você estará seguro(a) ao realizar sua atividade ou, até mesmo, para que esta atividade possa ser adaptada, se for o caso. Faça todos os exames solicitados e leve-os ao local no qual praticará a atividade, entregue ao(a) professor(a) responsável.

   A avaliação física é importante pra que você possa saber quais suas medidas corporais, condição física e para comparar resultados após algum tempo. Algumas vezes pode, até mesmo, identificar possíveis problemas e encaminhá-lo(a) ao médico. A avaliação médica, sem dúvida, é ainda mais importante e indispensável.
    Não brinque com sua saúde. Aproveite sua atividade física da melhor maneira possível, afinal, ela deve ser feita para melhorar sua qualidade de vida e não colocar sua saúde em risco. =D

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário