sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dor durante ou após o treino? Ela nem sempre é "normal"

     Olááááá!

     No post de hoje falarei sobre dor. Você deve estar pensando em qualquer dor que você sente durante ou depois do treino. Certo. Mas tem dores "normais" e outras que não podem acontecer. Como assim? Vou explicar...

     Alguns exercícios, se realizados, por muito tempo, com a técnica incorreta, podem causar lesão em músculos, tendões e, principalmente, cartilagens e articulações. Mas, como saber se isso está acontecendo? Teoooooooricamente é fácil, mas precisa ter um bom conhecimento do seu próprio corpo. Ah, sim, mas, como? Hehe Vamos lá... Primeiramente, em qualquer exercício que vá realizar, pergunte ao(a) seu(sua) professor(a) qual(is) músculo(s) aquele exercício irá trabalhar e qual o movimento correto a se fazer. Depois disso, sempre que for executar os exercícios, preste muita atenção em seus músculos se movendo, sua postura, respiração. Muita coisa? Sim! Faça uma coisa de cada vez! Quando conseguir ficar na postura correta naturalmente, comece a pensar nos músculos trabalhando, perceba-os mexendo, uma leve queimação pelo esforço. Mas pra que tudo isso? Fácil! Quando você conhece melhor seu corpo, treina melhor e as chances de se machucar diminuem.

     Mas, se por acaso, você sentir QUALQUER desconforto durante ou depois da realização do seu treino, informe seu(sua) professor(a), pois isso pode indicar algum problema na execução de um ou mais exercícios. Aí o(a) professor(a) vai verificar se postura e técnica estão corretas e, se estiverem, averiguar possíveis patologias não informadas previamente, ou, se não estiverem, corrigí-las e tentar minimizar essa dor e potencializar o exercício.

     Ouvi, de alguns alunos, que tinham vergonha de dizer que estavam sentindo dores porque achavam que era normal do exercício. Mas nem toda dor é "normal". Dores MUSCULARES são comuns, mas dores nas articulações, aquelas que parecem doer "no osso" ou dores prolongadas NÃO. Se a execução está correta, há algo mais que não está de acordo que pode deixá-lo(a) com lesões sérias, interrompendo seu treinamento ou, ainda pior, deixando-o(a) com dificuldades em realizar atividades básicas da vida diária como subir escadas, carregar uma bolsa ou mochila, etc. 

     Não deixe de informar o(a) professor(a) sobre dores que já sente, dores durante e após o treino, problemas de postura, articulares ou qualquer outra patologia prévia para que seu treino seja o mais adequado possível e possa melhorar sua saúde e não deixá-lo(a) com problemas sérios. Treine com segurança! Conheça seu corpo! A ótima execução do exercício traz resultados melhores do que realizá-lo com muita carga. Peça ajuda ao(a) professor(a) SEMPRE! Nós estudamos para poder sanar suas dúvidas, ajudá-lo(a) a melhorar sua saúde e preparar seu corpo para uma melhor qualidade de vida! Consulte-nos! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário