Ahhhhh, como fiquei feliz em receber sugestões de assuntos pro blog! E, atendendo à sugestão da Karla, vou falar hoje sobre exercícios (principalmente aqueles que ajudam a emagrecer) e as terríveis dores nos joelhos que conheço tãããão bem!
Vamos, primeiro, conhecer a articulação do joelho, mas, se você quiser conhecer ou relembrar os músculos que constituem a coxa, acesse os links dos posts em que os apresentei --> quadríceps e posteriores da coxa e panturrilhas . O joelho tem os ligamentos lateral (de fora) e medial (de dentro), cruzado anterior (da frente), cruzado posterior (de trás) e os meniscos (1 de cada lado), além dos tendões que ligam os músculos do quadríceps à patela e a tíbia à patela.
Cresce, a cada dia, o número de pessoas que sofrem com dores nos joelhos e, o pior, cada vez mais cedo e com problemas mais sérios. E podem ser vários os motivos dessa dor: artrite, artrose, tendinite, condromalácia, rompimento de ligamento ou menisco, entre outros (para saber mais sobre as patologias e lesões, clique nos nomes =D). A maior parte dos problemas com a articulação do joelho acontece durante a prática de algum tipo de atividade física, seja por algum movimento rápido e intenso ou por repetidos movimentos, por longos períodos de tempo, de forma incorreta. Mas, em qualquer das situações, se tivesse sido feito um fortalecimento muscular adequado, provavelmente não teriam ocorrido (com exceção dos casos de impacto contra objetos ou pessoas).
Mas, então, pra quem já tem lá seu(s) joelho(s) estragadinho(s), como eu, o que fazer??? Precisa emagrecer? Ganhar músculos? Tem jeito!! \O/ CLARO que você vai consultar um médico, caso ainda não tenha feito isso, para saber exatamente o que está acontecendo nesse joelho, depois, vai procurar um profissional habilitado (profissional de Educação Física) para te ajudar a realizar qualquer atividade física com segurança e alcançar seus objetivos.
Primeiro e MAIS IMPORTANTE: se o seu joelho estiver INFLAMADO, você DEVE esperar acabar a inflamação para voltar com ou começar suas atividades, pois, se continuar "forçando", a inflamação pode não passar ou até piorar. Até mesmo o alongamento, em alguns casos, pode ser prejudicial.
Se você sente dores nos joelhos, precisa começar ou voltar, principalmente, fortalecendo os músculos que "sustentam" o joelho (aqueles que falei lá no começo, lembra?) e alongá-los também para que diminua a pressão sobre a articulação. Tenha paciência nessa fase porque ela é chata e pode ser bem demorada, dependendo da gravidade do seu problema. Mas, depois, com as dores diminuídas ou sem dores, podem começar os exercícios mais intensos e é aí que mora o perigo maior. A intensidade pode ser tanto nos exercícios da musculação como no aeróbio (aqueles que mais precisamos fazer pra ganha condicionamento e emagrecer). E nessa hora, também, que você vai começar a conhecer os seus limites. Dez pessoas podem ter o mesmo problema, mas sentirem dor em momentos diferentes, portanto, CONHEÇA SEU CORPO, ENTENDA SEUS LIMITES e RESPEITE-OS!!! Se fizer qualquer exercício e sentir dor na hora ou no dia seguinte, fale com seu/sua professor(a) para que possa ajustá-lo.
Caminhadas e exercícios aeróbios com impacto mínimo ou nenhum, como os elípticos, ajudam muito quem quer emagrecer, queimam bastante calorias e não prejudicam os joelhos. Se a corrida na esteira, por exemplo, provoca dores, faça caminhadas com inclinação na esteira (se isso não causar dor). Veja as aulas que você consegue fazer (jump, bike, step, ritmos, dança, artes marciais), sempre se preocupando, primeiramente, com a dor que é o maior indicativo de que algo está errado e sua segurança.
Com músculos fortalecidos e alongados, as dores, normalmente, melhoram muito, até cessam e você consegue ter uma vida normal, praticando atividades prazerosas e podendo alcançar seus objetivos na academia =D
Ainda tem dúvidas? Mande seu comentário! Tem sugestão pra próxima pauta? Mande que eu adoro!