terça-feira, 6 de março de 2012

Treino, treino e na balança nada muda...

Ahhhhh, essa é uma reclamação extremamente comum, principalmente de quem quer emagrecer. Então vamos esclarecer o mais importante, gordura pesa mais que músculo? Peso é peso e a mesma quantidade de dois "produtos", apesar de diferentes, tem o mesmo peso, certo? Mas o que acontece é que uma certa quantidade de gordura ocupa mais espaço que a mesma quantidade de músculo.


Por exemplo, se colocarmos um fisiculturista de 100 kg e uma pessoa "comum" com 100 kg, lado a lado, a diferença de estrutura corporal é gritante. Então, podemos concluir que uma pessoa que tem uma grande quantidade de massa muscular pode pesar o mesmo ou até mais que uma pessoa obesa, mas esta última tem suas medidas corporais em maiores proporções.


Uma coisa muito importante, para quem quer emagrecer é a prática da musculação. Não, você não ficará necessariamente musculoso(a) se não quiser, mas o trabalho com peso ajuda a deixar os músculos mais "durinhos" e evitam a flacidez (resultado de quando se perde gordura). 
Para perder gordura, como já dissemos, os exercícios aeróbios são essenciais, mas eles sozinhos não ocasionam um resultado estético muito satisfastório, pois a flacidez fica aparente. Fazer musculação duas ou 3 vezes na semana ajuda, além da realização de suas tarefas diárias com mais qualidade, a sua silhueta a ficar mais definida, "durinha", diminui as medidas e promove bem-estar. O que devemos SEMPRE lembrar é que perder "peso" gradualmente, ou seja, aos poucos, é muito mais duradouro do que perder muitos kilos num curto espaço de tempo.
Converse com seu(sua) professor(a) de Educação Física e procure um(a) Nutricionista para ajudá-lo(a) com a dieta adequada à sua rotina.

4 comentários:

  1. Será que ainda dá tempo de eu emagrecer e ficar com os musculos "durinhos"? Já estou meio velhinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Se tem pessoas que começam a se exercitar com 70 anos, vc ainda está mto jovem =D

    ResponderExcluir
  3. é esse tipo de gordura que acaba ficando nos culotes e é bem dificil de sair??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Culote, os "pneuzinhos", barriga... tudo isso é gordura acumulada e localizada e são difíceis de sair sim. Mas, com uma dieta balanceada, com a diminuição do consumo de gordura e açúcar e atividade física melhora e muito! Com muita dedicação e persistência podem até desaparecer =D

      Excluir