terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Atividade física também trabalha o cérebro

É isso mesmo, caros colegas leitores, a atividade física ajuda a trabalhar, também, o cérebro! 
Saiu, neste domingo, no Jornal Folha de São Paulo, uma matéria sobre a importância da atividade física para manter o bom funcionamento do cérebro. Mas como isso acontece? Comprovadamente, a atividade física melhora o sistema cardiovascular, impedindo a degeneração dos neurônios (que são espécies de pontes por onde passam as correntes elétricas que coordenam toda nossa atividade cerebral). Mas, vamos pensar um pouquinho mais... 
Quando estamos, por exemplo, fazendo musculação, temos que lembrar como executa tal exercício, qual exercício que vem na sequência, contar enquanto executamos. Tudo isso ajuda o cérebro a trabalhar, afinal, ele vai estar sendo ativado em vários momentos da atividade. Nas aulas de ginástica, o(a) professor(a) fala o nome do movimento e você tem que lembrar qual é o movimento, tem que acompanhar os passos, acompanhar o ritmo da música, coordenar movimentos de braços e pernas. Nos esportes tem os posicionamentos em campo, em quadra, os movimentos, contar as voltas na piscina, etc. 
Principalmente para as pessoas mais velhas, que começam a perder um pouco da atividade cerebral, ficando mais "esquecidas", a atividade física, além de melhorar suas atividades funcionais do dia-a-dia, ajudam o cérebro a não deixar de trabalhar, a estar sempre se "exercitando". 
Viram? Fazer atividade física auxilia no bem estar não só do corpo, mas, também, da mente. Bóra se exercitar, galera!

Folha de São Paulo, Caderno Saúde, Edicação de 26/02/2012, página C12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário