quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fibras musculares, elas trabalham, mas também precisam de descanso.

Olá pessoal! Passado o Carnaval, bóra começar o ano no Brasil, né?  Pra começar, vamos conhecer um pouquinho dos nossos músculos? Vou apresentar pra vocês as fibras musculares, ou seja, as fibras que fazem parte dos nossos músculos e suas funções.
Podem-se dividir as fibras musculares em 3 tipos principais:

* as do tipo I, que são de contração lenta, ou seja, são utilizadas para atividades de resistência, atividades aeróbias, com duração por tempo prolongado, que exigem grande consumo de oxigênio, como maratonas, corrida, ciclismo, natação de grande distância, etc.
* as do tipo IIa, são chamadas intermediárias, mas enquadram-se no grupo das de contração rápida (tipo II), pois são uma espécie de "combinação" entre as do tipo I e II b, tem contração moderada a alta e utilizam tanto o sistema aeróbio quanto o anaeróbio para produzir energia.
* as do tipo IIb, que são de contração rápida, das atividades anaeróbias como musculação, corrida e natação de curta distância, etc.

Retirado do livro de Powers & Howley - Fisiologia do Exercício, p. 138.
Um corredor de curta distância (100m), por exemplo, tem um número maior de fibras de contração rápida (tipo II) na composição dos seus músculos enquanto os de longa distância (maratonas), contém número mais significativo de fibras do tipo lenta (tipo I) .

Mas, afinal, pra que saber isso? Fácil. Se você está querendo iniciar em algum esporte de forma competitiva, é bom conhecer para poder entender os tipos de treinamento a serem feitos e o que melhorar. Para quem faz musculação, por exemplo, e realiza treinos de hipertrofia (aumento da dimensão do músculo, aqueles e aquelas que querem músculos maiores) há muito tempo e não vê mais aumento ou diferença nas medidas corporais, pode ser que suas fibras de contração rápida, usadas da hipertrofia, tenham alcançado uma estagnação, ou seja, "estão cansadas de trabalhar sem descanso", afinal, todo mundo merece férias, não? =D Neste caso, seria interessante um intervalo, a cada 2 meses mais ou menos, nos treinos de hipertrofia e realizar treinos de resistência, para que suas fibras de contração lenta entrem em ação, trabalhem e deem descanso às de hipertrofia (contração rápida). Esse intervalo pode ser de 15 a 20 dias, mais ou menos. Diminua bem as cargas e realize séries com 15 a 20 repetições. Depois, volte ao seu treino de hipertrofia, mude alguns exercícios ou estímulos, assim suas fibras voltarão renovadas, com mais força e trabalharão melhor. Fácil, não? Nossos músculos são como empresas e suas fibras os funcionários. Precisam de folga para renovarem suas forças e trabalharem melhor. Pense nisso! Converse com seu/sua professor(a) de Educação Física e BOM TREINO!

2 comentários:

  1. Legal saber disso. Na verdade as minhas fibras musculares estão precisando de atividade, pois elas vivem descansando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Daqui a pouco param de funcionar por falta de atividade =|

      Excluir