terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Quando não vemos mais resultados...

Olá, pessoal! Muitas pessoas, depois de algum tempo de atividade física (depois de meses ou alguns anos), reclamam de não perceberem mais resultados, ou seja, parece que tudo "estacionou". Você não emagrece mais como antes, não consegue "crescer" mais, não aumenta mais de peso, etc. 
Claro que são muitos os fatores que fazem com que aconteça essa "estacionada" nos resultados, mas a adaptação do corpo aos exercícios é um dos principais. A adaptação aqui é quando o corpo já "acostumou" com determinados estímulos (tipo de exercício, carga de trabalho, entre outros), então, não produz mais os efeitos que produzia no começo. Sabe quando você sobe uma ladeira pela primeira vez e quase morre sem fôlego e ainda fica com dor nas pernas depois? Suba ela todos os dias e não sentirá mais nada depois de algum tempo, pois seu corpo estará acostumado com aquele estímulo, aquela situação. Assim funciona com TODA atividade física. Se fizer os mesmos exercícios de musculação a vida toda, uma hora não produz mais efeito, pois o corpo entenderá que aquele movimento é comum, não produzirá mais mudanças. Se começou a caminhar para emagrecer, quando o corpo sentir que a caminhada é uma rotina na sua vida, você não vai conseguir perder peso como no início. Enfim, é neccessário, SEMPRE, estimular o corpo de formas diferentes para que os resultados aconteçam sempre.
Quem começa a fazer uma atividade física, seja ela qual for, saindo do chamado sedentarismo, percebe resultados muito rápidos (se não tiver qualquer problema de saúde que impeça que os resultados apareçam, claro). Mas, depois de algum tempo praticando a mesma atividade, esses resultados serão mais lentos e aqueles, por exemplo, 5 kilos que se foram em 3 meses, levarão 6 meses ou mais para desaparecer. Caminhar mais rápido, mudar os locais de caminhada, caminhar por locais que tenham subidas ou descidas leves, são métodos de modificar e intensificar essa atividade e continuar promovendo os resultados desejados. Isso serve para qualquer atividade.
Pra quem faz musculação e não percebe mais mudanças, tá na hora de mudar seu treino. Estas mudançass podem ser na quantidade de séries, repetições, na mudança dos exercícios, etc. Importante é não deixar o corpo acomodar. De tempos em tempos é bom mudar alguns exercícios realizados para que seus músculos recebam novos estímulos. Seu/sua professor(a) de Educação Física é quem poderá fazer essas mudanças para que seus resultados voltem a aparecer ou não deixem de aparecer.

No próximo post falarei sobre os tipos de fibras que constituem nossos músculos e como elas influenciam nas atividades que fazemos.

Saia da rotina,  mude um pouco suas atividades, mantenha uma alimentação balanceada, durma bem e os resultados continuarão sendo muito satisfatórios. =D


Um comentário: